Tecnologia

Princípios e desafios da estrutura de governança da nuvem

A computação em nuvem oferece respostas mais rápidas e ágeis às demandas de negócios em constante mudança do que as formas anteriores usadas para fornecer serviços de TI. Junto com essas respostas e outros inúmeros benefícios, a nuvem também apresenta um risco significativo: a perda de controle.

O descontrole pode levar a custos excessivos, uso ineficiente de recursos de nuvem, violações de segurança, vazamento de dados e falha em cumprir os requisitos de conformidade.

Boas práticas de governança mitigam esses riscos. Uma estrutura de governança da nuvem define como controlar os principais pontos de gerenciamento nas operações de TI. Também ajuda a definir limites entre interesses potencialmente concorrentes em uma organização.

Por que a governança da nuvem é importante?

A governança da nuvem é um conjunto de práticas que ajudam a garantir que os usuários operem na nuvem da maneira que desejam, que as operações sejam eficientes e que o usuário possa monitorar e corrigir as operações conforme necessário.

Uma estrutura de governança de nuvem não é um novo conjunto de conceitos ou práticas, mas simplesmente a aplicação de práticas de governança existentes às operações de nuvem.

Princípios da governança em nuvem

Uma estratégia de gerenciamento de nuvem deve incorporar vários aspectos-chave da governança de nuvem. Considere-os essenciais para instituir controles adequados e otimizar o uso de serviços em nuvem:

  1. Gestão financeira
  2. Gerenciamento de operações
  3. Gerenciamento de segurança e conformidade
  4. Gestão de dados
  5. Gestão de desempenho
  6. Gerenciamento de ativos e configuração

No entanto, esses elementos não são objetivos isolados e independentes, eles influenciam e, em alguns casos, restringem uns aos outros.

O gerenciamento de dados e a segurança estão interligados. O gerenciamento de operações e os controles de custos se sobrepõem e influenciam uns aos outros, enquanto a gestão de operações também ajuda a moldar como uma empresa implementa as políticas de controle do ciclo de vida dos dados.

Modelos e padrões de governança em nuvem

Vários modelos e padrões de governança são relevantes para os padrões de computação em nuvem, embora nenhum seja específico para a nuvem. Modelos e padrões de governança são menos sobre tecnologias específicas e mais sobre pessoas e processos.

  • COBIT é um padrão de governança criado pela Information Systems Audit and Control Association para ajudar empresas e outras organizações a gerenciar operações de TI.

O modelo inclui uma estrutura de processos e práticas, objetivos de controle, diretrizes de gerenciamento e modelos de maturidade. COBIT é uma abordagem de governança genérica que funciona bem com outros padrões, como ITIL.

  • ITIL é uma estrutura com descrições detalhadas de processos para ajudar as empresas a padronizar como selecionam, entregam e mantêm serviços de TI e planejam estrategicamente novas iniciativas de tecnologia.
  • A ISO/IEC 38500 é uma norma internacional para governança corporativa de TI que abrange processos, comunicações e tomada de decisões. A norma aborda como definir responsabilidades, apoiar as operações de TI, tecnologia e aquisições relacionadas, monitorar o desempenho, e em conformidade com as políticas.

Também ajuda as empresas a entender como os usuários interagem com aplicativos, sistemas e evita criar incentivos para que os usuários ignorem políticas e procedimentos.

Quais são os desafios da governança de nuvem?

Um grande desafio da governança de nuvem é a amplitude de tópicos a serem abordados. É mais prático introduzir uma estrutura de governança abrangente de forma incremental, em vez de em uma única etapa.

Comece com os itens de maior prioridade para sua organização, em setores estritamente regulamentados, conformidade e segurança são as principais prioridades. Se seus gastos com nuvem forem excessivos e insustentáveis, concentre-se no gerenciamento de custos no início do processo.

A automação é essencial para a governança

Os ambientes de nuvem são dinâmicos e podem ser dimensionados para um grande número de recursos, componentes e serviços.

Aproveite os recursos de serviço de nuvem que dão suporte à governança, como políticas de gerenciamento de ciclo de vida de dados que podem ajudar a garantir que os dados sejam organizados em serviços de armazenamento adequados e eliminados em um cronograma definido.

Use ferramentas de terceiros, como scanners de vulnerabilidade para verificar o conteúdo dos repositórios de código e identificar vulnerabilidades em seus aplicativos.

Finalmente, a governança é um esforço contínuo com vários processos. Estruturas de governança são pontos de partida úteis para ajudar a orientar as práticas de governança de sua organização.

Sobre a VUNO

Somos uma empresa especializada em gerar resultados. Nossa expertise é voltada para o segmento de TI com foco em revendedores, distribuidores e fabricantes.

Nosso time tem mais de 20 anos de experiência tendo atuado em fabricantes e distribuidores como HPE, HP Inc., Dell, Trend Micro, Intel, Ingram, Nagem, SND, Golden, entre outros

Com um DNA de negócios no ecossistema de tecnologia, estruturamos, geramos oportunidades e crescimento para esse setor.

Somos um time de pessoas que vivenciam e conhecem a fundo o mercado de TI e que com as ferramentas e processos adequados vamos acelerar sua empresa entregando resultados positivos.

Missing On A Pre-Launch Campaign

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.