Como medir o desempenho da Infraestrutura de TI, passo a passo.
Gestores de operação de TI avaliam regularmente o data center e a infraestrutura de TI de suas empresas. A medição do desempenho dessa estrutura tecnológica requer que uma equipe de operações faça planos coesos para testar a arquitetura, avaliando seu desempenho técnico e fazendo recomendações para otimização.
Implementado corretamente, os resultados de uma avaliação de desempenho fornecem um roteiro para melhorias de infraestrutura. Porém, não há uma abordagem única para essas revisões. Considere a meta, defina o escopo das medições e, em seguida, organize as ferramentas, táticas e métricas que geram um resultado significativo.
Quando e por que realizar a medição de desempenho de TI
Nenhum padrão formal dita a abordagem ou o tempo para medir o desempenho de TI. Uma variedade de ferramentas poderosas de monitoramento e relatórios oferece insights em tempo real sobre o desempenho de hardware e software.
Mas esses insights devem ser estratégicos, momento a momento, 24 horas por dia. Eles mostram como cada ativo, seja uma VM, servidor, disco e outros recursos operam e quando esses eles falham.
Uma avaliação de desempenho serve a outros propósitos, semelhante a uma avaliação de colaboradores. A revisão não é um resumo dos erros do funcionário em um determinado dia, mas sim uma avaliação objetiva das capacidades e metas do funcionário ao longo do tempo.
De forma semelhante, o objetivo de uma revisão de desempenho de TI é a avaliação periódica da eficácia da infraestrutura e das oportunidades para melhorá-la. A revisão avalia fatores como desempenho, confiabilidade, capacidade, arquitetura e configuração, bem como reconhece quaisquer limitações importantes.
As revisões oferecem uma análise estratégica que pode informar tarefas de negócios de alto nível, como planejamento e orçamento, planos de melhoria e investimentos em novas tecnologias.
Processos de medição de desempenho de TI
O processo básico para avaliar sistemas de TI geralmente segue esta série de cinco etapas.
1. Defina as metas
Concentre a revisão nos dados que informam a decisão que você precisa tomar, seja para atualizar uma ferramenta ou simplesmente reduzir os custos de TI.
2. Defina o escopo
Embora seja possível medir o desempenho de cada elemento de hardware e software, esses esforços abrangentes exigem substancialmente mais tempo do que uma revisão focada e provavelmente não valem a pena.
Os objetivos da revisão determinam seu escopo. Por exemplo, se o objetivo for avaliar e reduzir os custos de armazenamento, limite as medições de desempenho aos sistemas de armazenamento, como capacidade de disco e recursos relacionados, como uma ferramenta de classificação de dados automatizada.
3. Reúna dados
Uma vez que os gerentes de operações de TI conheçam as metas e o escopo de um esforço de medição de desempenho, eles devem reunir os dados que orientam essa avaliação.
Recorra às ferramentas de monitoramento e gerenciamento de sistemas existentes que geram uma variedade de métricas e derivam indicadores-chave de desempenho (KPIs) significativos de sistemas e aplicativos.
Quando as métricas e os KPIs não estão prontamente disponíveis, a equipe de TI deve implementar testes e calcular os KPIs para apoiar a revisão.
Analise e avalie. Mapeie as métricas e KPIs para as metas e tire conclusões objetivas sobre o estado da infraestrutura, sistemas e aplicativos que operam no escopo da revisão. Compare os dados atuais com dados semelhantes derivados de revisões anteriores para determinar como o desempenho mudou, se possível.
4. Faça recomendações
A análise de métricas, KPIs e outros resultados do período de medição de desempenho de TI geralmente leva a uma série de ações ou recomendações de projetos. As recomendações geralmente abordam os problemas identificados, ou oportunidades descobertas, pela avaliação.
Reduza as interrupções através das avaliações de desempenho
A medição periódica do desempenho de TI permite que as organizações avaliem o estado atual de aplicativos e ambientes, comparem com dados anteriores, reconheçam oportunidades de melhorias significativas e tracem o melhor caminho a seguir para beneficiar os negócios.
Embora muitas vezes desafiador e demorado, esse processo facilita a análise vital que mesmo as estruturas de gerenciamento de sistemas mais inteligentes não podem fornecer. Os gerentes de operações de TI são normalmente chamados para planejar e implementar essas revisões, tornando-se um conjunto de habilidades que vale a pena cultivar.
Sobre a VUNO
Somos uma empresa especializada em gerar resultados. Nossa expertise é voltada para o segmento de TI com foco em revendedores, distribuidores e fabricantes.
Nosso time têm mais de 20 anos de experiência tendo atuado em fabricantes e distribuidores como HPE, HP Inc., Dell, Trend Micro, Intel, Ingram, Nagem, SND, Golden, entre outros
Com um DNA de negócios no ecossistema de tecnologia, estruturamos, geramos oportunidades e crescimento para esse setor.
Somos um time de pessoas que vivenciam e conhecem a fundo o mercado de TI e que com as ferramentas e processos adequados vamos acelerar sua empresa entregando resultados positivos.