Tecnologia

Antecipe os desafios do data center com uma estratégia de monitoramento de TI

Para o administrador de data center, é fácil entrar na rotina de lidar com os problemas à medida que surgem, sem olhar para o quadro geral. No entanto, os desafios do data center podem surgir de todos os ângulos e rapidamente.

Em vez de esperar que problemas inevitáveis ​​ocorram, os administradores devem coletar dados ativamente, analisar tendências e precisam estar prontos para reagir.

Vamos dar uma olhada em três desafios comuns de data center que os administradores enfrentam junto com as práticas de monitoramento de TI que eles podem usar para antecipá-los e resolvê-los.

1.  Desafios operacionais

Se o seu tempo de ciclo para correções de bugs for de 12 meses ou mais, isso é um bom sinal de que os sistemas legados, bem como as práticas operacionais que causam esses longos períodos de ciclo precisam ser substituídos.

Os administradores do data center podem considerar a substituição desses sistemas legados por uma oferta de software como serviço (SaaS) ou até mesmo uma reescrita de código para algo mais atual (refactoring).

Se você substituir sistemas sem a disposição de também mudar os processos de negócios, gastará uma fortuna e uma boa parte do software funcionará mal. Uma lista crescente de solicitações de mudança de departamentos específicos é um sinal de alerta de que alguns funcionários são resistentes a mudanças nos processos de negócios.

Operacionalmente, o mais importante para os administradores é coletar dados de tendências sobre o que está acontecendo no data center. Se um trabalho está demorando o dobro do tempo para ser executado, é fundamental saber o motivo.

As operações de monitoramento em armazenamento, rede e servidores usam os resultados para indicar gargalos e falhas. Porém, a escolha errada de um sistema de monitoramento de TI custará dinheiro e tempo da equipe com dados irrelevantes, resultando em sobrecarga de informações em vez de encontrar as causas básicas.

2.  Atualização da infraestrutura de armazenamento

Parece uma solução simples comprar mais unidades de disco quando sua infraestrutura de armazenamento fica cheia, mas é importante escolher o tipo correto de hardware. Além disso, você precisará de monitoramento para cada camada que abrange o uso da capacidade de armazenamento, além de verificar as tendências de IOPS (operações de entrada/saída por segundo).

Desde um processo de melhoria contínua até uma arquitetura de alta disponibilidade, uma ótima maneira de justificar a compra de mais unidades de armazenamento é ter dados de performance da estrutura gerados por computador. Se você tiver muitos equipamentos, a análise de tendências ajudará, por exemplo, a migrar os drives para onde eles são mais necessários.

De fato, o armazenamento na empresa se tornará cada vez mais complexo com o passar dos anos e o aumento do volume de transações e informações. Ele basicamente evoluiu de um modelo simples de armazenamento de disco rígido primário e secundário (HDD) para um baseado em SSDs e HDDs SATA em massa.

Na prática, os próximos anos teremos um aumento no armazenamento DIMM não volátil (NVDIMM), SSDs 3D XPoint nonvolatile memory express (NVMe), SSDs SATA de alta capacidade e mais opções de rede e clustering, como redes de área de armazenamento virtual (SANs), sistemas hiperconvergentes e conexões de acesso remoto direto à memória.

O monitoramento automatizado de TI será a única maneira de otimizar o ajuste operacional quando essas tecnologias atingirem o mainstream.

3.  Redes avançadas

A rede também apresenta vários desafios em um data center. Modelos e políticas para controlar a configuração e manutenção da rede local se tornam cada vez mais comuns, assim como o seu uso através de serviços em nuvem e usuários em seus departamentos operacionais.

No entanto, nem sempre esses usuários são orientados a atualizar as redes e podem deixar “pontas soltas” quando um novo serviço de nuvem é implantado. Uma ferramenta automatizada que detecta gargalos é uma maneira útil de melhorar a experiência do usuário.

Também é crucial observar as tendências em torno da latência e da capacidade de carga em um link. Isso pode revelar a necessidade de reestruturar algumas cargas de trabalho e então demonstrar que as mudanças funcionaram.

À medida que as tecnologias de orquestração de nuvem avançam, as abordagens inteligentes de balanceamento de carga se tornarão mais necessárias, onde instâncias com muitos recursos são integradas com cargas leves.

Além disso, os servidores localizados no data center tem ativos extras para serem monitorados, incluindo RAM dinâmica (DRAM) e utilização da CPU. Em breve teremos ferramentas de orquestração de nuvem que identificam pontos de acesso, seguidas de balanceamento automatizado.

Parte de qualquer bom software de monitoramento de TI é a capacidade de receber alertas se algo ultrapassar um limite. Procure soluções que possam analisar os problemas rapidamente.

Existem ferramentas que podem transformar um relatório realizado a partir de um trabalho lento em um alerta de uma parada de processo de aplicativo em segundos, em vez de pesquisar manualmente em uma arquitetura complexa de tecnologia.

No geral, o uso inteligente do software de monitoramento de TI e a análise de tendências torna a TI muito mais responsiva aos desafios do data center e conter crises reais.

Sobre a VUNO

Somos uma empresa especializada em gerar resultados. Nossa expertise é voltada para o segmento de TI com foco em revendedores, distribuidores e fabricantes.

Nosso time tem mais de 20 anos de experiência tendo atuado em fabricantes e distribuidores como HPE, HP Inc., Dell, Trend Micro, Intel, Ingram, Nagem, SND, Golden, entre outros

Com um DNA de negócios no ecossistema de tecnologia, estruturamos, geramos oportunidades e crescimento para esse setor.

Somos um time de pessoas que vivenciam e conhecem a fundo o mercado de TI e que com as ferramentas e processos adequados vamos acelerar sua empresa entregando resultados positivos.

Missing On A Pre-Launch Campaign

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.