5 razões pelas quais os revendedores perdem verbas.
Como já tratamos em artigos anteriores, temos uma grande ferramenta que auxilia todo o ecossistema de TI a se desenvolver. As verbas de marketing
Mas não é simples fazer parte deste grupo seleto de canais que tem estes benefícios. Existem várias regras para que sua empresa seja elegível, mas se você já é uma delas, fique atendo para não perder estes investimentos.
Entenda algumas razões do porquê os revendedores perdem estas verbas, fique atento. Você pode contar também com uma empresa de marketing especializada em TI como a Vuno.
- Plano inconsistente e sem previsão de ROI
O fabricante envia para sua empresa um comunicado sobre a possibilidade de você ter fundos de marketing para ser executada no trimestre, porém para você ter direito ao uso desta verba, deve-se apresentar um plano com ações coerentes, com objetivos e metas dentro das regras estipuladas pelo fabricante.
É importante criar e apresentar um cronograma detalhado de cada ação com os investimentos e por final qual o ROI para este plano, ou seja, qual o retorno que este investimento trará para a empresa, pode ser um retorno de reconhecimento de marca, de captação de leads ou retorno financeiros em vendas. Dependendo o fabricante te pedirá as 3 coisas.
#Dica: deixe isso claro no seu plano.
2. Plano de vendas.
Quando se apresenta um planejamento para o fabricante, este deve conter objetivos e metas que já deveriam ter sido alinhados previamente e que esteja em concordância tanto com o plano macro do fabricante para aquele ano, como também precisa fazer sentido com o seu time interno de vendas, ou seja, precisa ser um número atingível.
Aí sim você inclui esse número no plano que está solicitando fundos de marketing. Após aprovado devem ser compartilhados e alinhados com o time de vendas para que juntos vocês alcancem as metas. Tenha um acompanhamento dos resultados para ter certeza de que os objetivos serão cumpridos dentro do prazo, com esse movimento fica mais fácil mudar a rota caso entenda-se que algo fará com que não se chegue ao número que a empresa se propôs a fazer.
#Dica: não prometa números de vendas inalcançáveis só para ter seu plano aprovado.
3. Cumpra o plano.
O planejamento deverá conter todas as ações a serem executadas e um cronograma detalhado. Jamais execute qualquer ação que não esteja neste plano sem submeter a aprovação do fabricante. Caso você use esse investimento para outro tipo de ação não aprovada além de problemas de relacionamento você será prejudicado no momento do reembolso.
#Dica: faça o que você disse que faria
4. Use corretamente o guide da marca do fabricante
As grandes companhias de TI possuem guides de aplicação da sua marca em peças impressas, digitais e eletrônicas que devem ser seguidas à risca.
Sendo assim, ao criar as peças para execução das ações se atente as regras de aplicação da marca do fabricante, se possível envie para aprovação para não ter erro algum. Caso a ação seja feita com aplicação incorreta do logotipo certamente você corre o risco de não receber o reembolso do investimento.
#Dica: leia o guide antes de sair fazendo
5. Perder o prazo
Esse é um fator importantíssimo para o recebimento do reembolso dos seus fundos de marketing. Toda e qualquer ação tem que acontecer no prazo estipulado no seu cronograma de ação e dentro do período em que a verba foi destinada. Três, seis ou até 12 meses. (sim, existem fabricantes que aprovam a verba anualmente)
Se você não tem o controle total do cronograma das ações é muito fácil perder as datas e prazos e caso isso aconteça, além de ter problemas com reembolso, terá dificuldades ou até poderá ser penalizado pelo fabricante em períodos posteriores.
É importante destacar 2 coisas.
- O prazo de execução deve ser cumprido
- O prazo para pedir o reembolso também.
Em muitos casos o período para solicitar o reembolso enviando as provas de execução são superiores ao prazo de execução.
#Dica: Fique atento aos prazos.