Channel Marketing

Como conseguir resultado usando o marketing digital no mercado B2B

Trabalhar com estratégias de marketing digital nos dá a possibilidade de medir os resultados de uma forma muito mais consistente do que trabalhar com estratégias utilizando mídias offline, isso não quer dizer que tudo funciona melhor, do mesmo modo que ficou mais fácil mensurar, ficou mais complexo estruturar as estratégias e as ações.

O mercado B2B pede e exige que o marketing seja direcionado com ações focadas em geração de leads e marketing de conteúdo.

Então como conseguir resultados efetivos usando o marketing digital para este mercado?

Aqui vão alguns insights para direcionar sua estratégia

  1. Foque no cliente – estamos vivendo a “era do cliente”, os clientes não apenas sempre têm razão; eles também são o centro de tudo. A satisfação do cliente é um dos principais indicadores de sucesso.
  2. Aprenda e compreenda as questões e os problemas dos seus consumidores – busque entender o que motiva e o que preocupa o seu consumidor. Faça uma pesquisa informal com seu cliente, peça um feedback, pesquise em grupos e comunidades criados para o perfil da empresa do seu prospect, isso porque é importante você oferecer o tipo de comunicação e conteúdo que vai ajudá-los a atingir seus objetivos a partir de onde estão neste momento.
  3. Ofereça valor agregado – colocar seus clientes no foco das iniciativas de marketing começa por compreender o porquê de eles terem chegado até você: eles têm um problema e você tem uma solução. Então o desafio é fazer com que eles considerem sua solução, para isso você precisa construir confiança, e essa confiança começa quando você demonstra que você oferece “valor” as dores, aos problemas deles.
  4. Personalize sua mensagem – segmente seus clientes, a segmentação vai te ajudar a passar a mensagem correta para a fase que seu cliente está na jornada de compra. A mensagem tem que ser relevante para ele, caso contrário seu esforço acaba aí.
  5. Envolva a equipe de vendas – seu time de vendas tem que estar informado e envolvido com as iniciativas de marketing para gerar novos leads e nutrir os atuais clientes. O discurso e os objetivos têm que ser os mesmos.
  6. Compartilhe conteúdos entre marketing e vendas – todos os conteúdos criados pelo time de marketing têm que ser de conhecimento e entendimento do time de vendas, e não apenas torne isso acessível, mas também ensine os vendedores sobre como e quando usá-lo. Isso pode ajudar a unir suas equipes em torno de um entendimento compartilhado de como se comunicar com seus prospects. Por outro lado, vendas tem mais conhecimento sobre o cliente e deve compartilhar com marketing. Essas duas áreas devem andar de mãos dadas.
  7. Capacite sua equipe de vendas – os fabricantes de TI estão sempre disponibilizando treinamentos seja ele presencial ou online em suas plataformas do Programa de Canais. É importante que sua equipe de vendas seja estimulada a fazer todos os treinamentos pois quanto mais conhecimento do produto ou serviço que é oferecido, mais fácil fica fechar um bom negócio. Fora isso, ajude vendas a criar melhores conexões com seus clientes e prospects utilizando os conteúdos de marketing assim é mais fácil de identificar quaisquer pontos de dor que possam ser resolvidos.
  8. Use inbound marketing e marketing de conteúdo – aestratégia de inbound é fundamental se você tem uma grande base de clientes potenciais e precisa alcançá-los em escala. Quando se trata de criar bom conteúdo de inbound, comece com um forte foco no seu público-alvo. O conteúdo que você cria precisa agregar valor para seu prospect. Blogs, whitepapers, compartilhamento nas mídias sociais, infográficos, relatórios de pesquisa, webinars, e newsletters podem ser considerados “inbound”, pois têm tudo a ver com trazer prospects. O importante do inbound é você saber onde o seu cliente potencial está na jornada de compra e oferecer o conteúdo certo para ele.
  9. Promova seu conteúdo – é possível gerar seguidores nas suas plataformas sociais sem promoção, porém isso não é nada fácil provavelmente levará um tempo considerável e não é garantido. Deve-se saber usar as mídias sociais e criar métodos de visualização e download de conteúdo para dispositivos móveis, mas não descarte os velhos métodos do marketing que também podem ajudar a promover seu conteúdo. Os canais que podem ser usados para a promoção dos conteúdos são as mídias sociais, seu site com um blog e e-mails marketing.
  10. Comece a usar mídia interativa – Mídia interativa é uma tendência que combina conteúdo e design para atrair aos seus clientes e prospects uma experiência ainda mais engajadora, que pode ser através de formulários, vídeos e até gamificação que é uma técnica onde usamos jogos para estimular e engajar os consumidores facilitando o entendimento dos conteúdos de uma maneira mais prazerosa.
    Se sua revenda pretende começar a usar mídia interativa, inicie por vídeos. Criar vídeos como demonstrações podem tirar informações complexas sobre produtos, serviços ou conceitos muito técnicos e torná-los muito mais digeríveis.

São várias estratégias utilizadas para se obter um resultado efetivo utilizando o marketing digital. A Vuno tem experiência no mercado de TI e em todas as estratégias digitais.

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