Enter your keyword

Por que meus pedidos de verbas de marketing dificilmente são aprovados?

Por que meus pedidos de verbas de marketing dificilmente são aprovados?

Em nossas visitas em canais, integradores, distribuidores e fabricantes de TI, temos visto que o volume de verbas de marketing dos fabricantes, conhecidas como MDF, têm diminuído ano a ano. Isso se dá por vários motivos, como diminuição de faturamento, redefinição de foco no mercado, realocação de verbas e muito mais.

Nos últimos anos, devido às graves crises econômicas que afetaram o Brasil, tivemos uma queda acentuada no faturamento. Consequentemente, todas as verbas de marketing que eram atreladas a esse faturamento também diminuíram, e esse fenômeno é notório em canais e integradores.

Por outro lado, quando conversamos com os fabricantes, vemos que as verbas mudaram para verbas esporádicas, pontuais ou voltaram como resultados pra empresa.

O que você NÃO deve fazer?

Mesmo nesse cenário, os fabricantes ainda nos falam que existem canais e integradores para quem eles disponibilizam as verbas e esses parceiros simplesmente perdem a oportunidade de usá-las. Seja pela ação que não foi planejada — e nem executada —, por falta de comprovação e até mesmo utilizadas em ações de pouca efetividade, como brindes, isso não pode acontecer.

Ainda vemos canais pedindo dinheiro para fazer um evento, para deixar “brindes prontos” para o ano todo e, em alguns casos, aqueles que têm 10 dias para usar a verba porque não se planejaram anteriormente, e agora querem fazer um evento e implorar a presença de clientes para justificar a verba com o fabricante.

O que mudou na forma como as verbas são distribuídas?

Muitas vezes, os investimentos não vêm de um só lugar: as verbas de alianças estão cada vez mais em pauta e já são realidade. Pode parecer lógico, mas quando vendemos um PC, ele sempre vem com um processador que não é do fabricante, além de existirem softwares e o próprio sistema operacional embutidos na máquina. Nesse ponto, voltamos à importância do planejamento estratégico, colocando todas as marcas e parceiros juntos.

Quando o canal ou integrador compra de um distribuidor, a conversa fica ainda melhor, pois ele pode usufruir de todos os benefícios que a distribuição pode trazer, além de alinhar com o fabricante o pedido de verba.

A distribuição é um caso a parte, pois eles cada vez mais precisam de canais estratégicos e podem oferecer um mundo de novas marcas para o canal estender aos seus clientes. Além disso, concentrar as compras e compromissos em um só lugar pode oferecer uma ÓTIMA parceria para os dois lados.

E o que fazer para receber as verbas de marketing?

Ouvimos sempre dos fabricantes que as verbas existem e só estão esperando um bom projeto, que se alinhe com as suas necessidades. O canal basta entender que o planejamento estratégico de marketing é o ponto crucial para que essa verba seja liberada durante o ano.

Planejamento estratégico anual ou até mesmo semestral, com seus principais parceiros estratégicos, é essencial para a parceria com os fabricantes, para conseguir novos clientes e se posicionar da maneira correta no mercado.

Cada vez mais, os canais e integradores precisam de uma estrutura de marketing que deve ajudar no posicionamento de sua empresa junto aos fabricantes e, principalmente, fazer com que sua empresa atenda o cliente da maneira correta, seja com serviços de tecnologia, produtos de infraestrutura, Cloud e muito mais.

O canal precisa parar de pedir dinheiro para fazer brindes e eventos fora de contexto. Em vez disso, deve pedir verba para ações estratégicas de desenvolvimento dos leads, para trazer novas oportunidades e estreitar o relacionamento com os clientes.

A Vuno é a única empresa que trabalha exatamente nesse elo entre canais, distribuidores e fabricantes. Por isso, entendemos a necessidade de toda a cadeia e trabalhamos em parceria com todos desse mundo.

Durante o ano de 2018, conseguimos mais de R$ 1 milhão em verbas de marketing para nossos clientes. Quer saber como fazemos isso? Então me mande uma mensagem e vamos conversar. mauricio@vuno.com.br ou 11 989 577 687

Sem Comentários

Responder